Cumprindo com seu papel de apoiar ações que auxiliem no desenvolvimento da agricultura do estado, o Sistema OCB/RO, representado por sua gerente de relações institucionais, Jorgelene de Matos, participou na última quinta-feira (29) da AGO de instituição Comitê do Polo Cacau Amazônico no município de Ouro Preto D’Oeste.
O Polo tem como missão ser base política e institucional do programa Rota do Cacau no Estado de Rondônia, divulgando e disseminando em âmbito local, nacional e internacional, sempre com o acompanhamento dos gestores da Rota do Cacau no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.
Durante o encontro, aconteceram oficinas dos projetos prioritários para a cadeia produtiva do cacau, reunião do Comitê para debater as ações estratégicas prioritárias e o calendário de reuniões para 2024, além da apreciação e seleção dos projetos para o desenvolvimento do Cacau no estado.
Foram elencados como prioritários no Polo Cacau Amazônico os seguintes projetos:
1° – Moniliase – (Instituições mediadoras: IFRO, IDARON, CEPLAC, CACAURON)
2° Restauração ambiental no Polo do Cacau Amazônico. ( UNIR, CACAURON,
3° Associativismo, Cooperativismo e inserção ao mercado (Sistema OCB/RO, Sebrae, Sepog) Fiscalização: SEDEC, SENAR e EMATER)
4° Bioinsumos e Biodigestores (Rio terra, AAR e Embrapa)
Fiscalização: Fapero, Senar e Emater.
O Sistema OCB/RO segue acompanhando e contribuindo com ideias e ações que possam fortalecer cada vez mais o setor em Rondônia.