Sistema OCB/RO participa da instituição do Comitê do Polo Cacau Amazônico, em Ouro Preto D’Oeste

Cumprindo com seu papel de apoiar ações que auxiliem no desenvolvimento da agricultura do estado, o Sistema OCB/RO, representado por sua gerente de relações institucionais, Jorgelene de Matos, participou na última quinta-feira (29) da AGO de instituição Comitê do Polo Cacau Amazônico no município de Ouro Preto D’Oeste.

O Polo tem como missão ser base política e institucional do programa Rota do Cacau no Estado de Rondônia, divulgando e disseminando em âmbito local, nacional e internacional, sempre com o acompanhamento dos gestores da Rota do Cacau no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

Durante o encontro, aconteceram oficinas dos projetos prioritários para a cadeia produtiva do cacau, reunião do Comitê para debater as ações estratégicas prioritárias e o calendário de reuniões para 2024, além da apreciação e seleção dos projetos para o desenvolvimento do Cacau no estado.

Foram elencados como prioritários no Polo Cacau Amazônico os seguintes projetos: 

1° – Moniliase –  (Instituições mediadoras: IFRO, IDARON, CEPLAC, CACAURON)

 2° Restauração ambiental no Polo do Cacau Amazônico.  ( UNIR, CACAURON,

3° Associativismo,  Cooperativismo e inserção ao mercado (Sistema OCB/RO, Sebrae, Sepog) Fiscalização: SEDEC, SENAR e EMATER)

4° Bioinsumos e Biodigestores (Rio terra, AAR e Embrapa)

Fiscalização: Fapero, Senar e Emater.

O Sistema OCB/RO segue acompanhando e contribuindo com ideias e ações que possam fortalecer cada vez mais o setor em Rondônia.