Cooperativas de Rondônia participam de encontro para fortalecer o coop educacional

Aconteceu entre os dias 23 e 27 de fevereiro um evento online promovido pela Unidade Nacional do Sistema OCB com o objetivo de debater propostas e ações concretas que contribuam para alavancar e fortalecer a atuação das cooperativas nos Ramos Trabalho, Produção de Bens e Serviços (professores) e Consumo (pais e responsáveis).

A Gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB/RO, Jorgelene de Matos, que esteve à frente da ação no estado, explica a importância desses encontros. “Eles fazem parte das ações estratégicas das relações institucionais do Sistema para proporcionar o engajamento das lideranças do ramo educacional e contribuir para o fortalecimento e o desenvolvimento das coops desse ramo”, concluiu.

O evento foi promovido em intercooperação, com espaço cedido pela Unimed do Brasil e equipamentos e pessoal técnico oferecido pela Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp). Na primeira etapa, as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste se reuniram e, na segunda, as regiões Sul e Sudeste. Uma terceira reunião, desta vez presencial, será realizada no dia 21 de março, para discussão dos planejamentos pautados.

O foco do primeiro encontro foi o alinhamento de informações, com análise sobre o panorama em que a educação se encontra, além da definição de ações estratégicas.

Entre as propostas apresentadas estão a criação de manuais sobre as boas práticas do setor; a execução de programas de capacitação; a centralização de serviços; o aprimoramento da gestão; a participação em conselhos; o reforço na articulação de políticas públicas com o Poder Executivo; o investimento em marketing externo e interno; a divulgação de resultados; a ampliação de iniciativas sociais e ambientais; e, a busca por parcerias. A meta geral é ampliar a quantidade de alunos, valorizar a educação por meio do cooperativismo e incentivar a criação de novas cooperativas do segmento.   Representando Rondônia, participaram o presidente da COOPED, Fabrício Pacheco, a presidente da FAVOO Coop, Carolina Navarro e o Conselheiro de Administração da COOPECC, Adavilson Campagnaro