O cooperativismo no Brasil dá um importante passo rumo à modernização institucional. Em 9 de dezembro de 2025, a 28ª Assembleia Geral Extraordinária do Sistema OCB, realizada em Brasília, aprovou uma reforma do Estatuto Social que implementa o modelo de governança dual, redefinindo papéis estratégicos e executivos da entidade.
Pela nova estrutura, o Conselho de Administração assume as funções estratégicas, enquanto a gestão operacional fica a cargo de uma Presidência Executiva. Com a mudança, Márcio Lopes de Freitas passa a ocupar a Presidência do Conselho de Administração, concentrando sua atuação no âmbito institucional e político da entidade.
De acordo com Márcio, a reforma representa “um salto necessário para garantir sustentabilidade institucional, transparência e modernização” da organização.
Márcio Lopes de Freitas é natural de Patrocínio Paulista (SP), administrador formado pela Universidade de Brasília, com quase 30 anos de atuação no cooperativismo. Começou sua trajetória em 1994, à frente de cooperativas como a Cocapec e Credicocapec.
Agora, com a adoção da governança dual, ele segue como principal liderança institucional da OCB ao assumir o Conselho de Administração, posição que o coloca no centro das decisões estratégicas para o futuro do cooperativismo brasileiro.
O Sistema OCB/RO esteve representado na assembleia pela sua liderança estadual, o Presidente Salatiel Rodrigues, reforçando que as cooperativas de Rondônia têm voz no processo de tomada de decisões nacionais. A participação do OCB/RO confirma o compromisso do estado com os novos rumos do cooperativismo brasileiro.

