Três cooperativas de Rondônia foram selecionadas para representar o Brasil na COP30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que ocorrerá de 10 a 21 de novembro em Belém (PA). A participação marca uma importante vitrine internacional para o cooperativismo rondoniense e suas práticas sustentáveis.
Os cases selecionados terão duas formas de participação: apresentações presenciais, em painéis e debates nos espaços do cooperativismo na COP30, e exposição digital, com conteúdo exibido nos totens do evento e no portal Coop na COP30, além de campanhas e materiais de divulgação institucional.
Sicoob Credip “Robustas Amazônicos: cooperação e investimento em tecnologias mudam a realidade da agricultura, geram integração e salvam a floresta”
A Sicoob Credip participará presencialmente na COP30 com o projeto “Robustas Amazônicos”, que destaca a integração entre tecnologia, agricultura familiar e conservação florestal. A iniciativa mostra como o cooperativismo de crédito pode impulsionar uma produção agrícola mais sustentável, inclusiva e conectada às necessidades da Amazônia.
Cooperativa Agropecuária e Florestal do Projeto RECA “Fortalecimento da Bioeconomia na Amazônia por Meio do Cooperativismo Sustentável”
Também com participação presencial, a Cooperativa RECA levará à conferência um dos principais exemplos de sucesso em bioeconomia e cooperativismo sustentável da Amazônia. O projeto propõe o fortalecimento da economia florestal por meio do manejo responsável, geração de renda e valorização das comunidades que vivem da floresta.
Sicoob Centro “Do cacau ao chocolate: cooperar é coisa nossa”
A Sicoob Centro marcará presença na exposição digital com o case “Do cacau ao chocolate: cooperar é coisa nossa”, que valoriza a cadeia produtiva do cacau em Rondônia, desde o cultivo até a transformação em chocolate. O projeto destaca o papel da cooperação no fortalecimento da economia local, na diversificação de produtos e na valorização dos produtores da região.
Cooperativismo que inspira e transforma
A participação dessas cooperativas na COP30 reforça o protagonismo de Rondônia no cenário nacional e internacional quando o assunto é sustentabilidade. Mais do que negócios, essas experiências revelam a força da cooperação para promover desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental e à inclusão social.
Para o Sistema OCB/RO, essa conquista é o reflexo de um trabalho consistente e colaborativo. “Nossas cooperativas são exemplos concretos de que é possível crescer gerando impacto positivo nas pessoas e no meio ambiente”, destacou o presidente do Sistema OCB/RO, Salatiel Rodrigues.

