Com o objetivo de fortalecer a atuação político-institucional do cooperativismo, promover a cultura da participação política, fomentar a troca de experiências e incentivar a formação de redes estaduais de educação política, o Sistema OCB realizou, nos dias 3 e 4 de abril, em Curitiba (PR), o 1º Encontro Presencial Itinerante do Grupo de Trabalho de Relações Institucionais. A programação reuniu representantes de 18 Organizações Estaduais (OCEs), incluindo o Sistema OCB/RO, que participou do evento com a presença da gerente de Relações Institucionais, Lene de Matos, e do assistente de Relações Institucionais, Neilton Junior.
Sediado pelo Sistema Ocepar, o evento contou com a presença de lideranças do cooperativismo paranaense e especialistas em ciência política e comunicação estratégica. Na abertura oficial, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, reforçou a importância da profissionalização das práticas de representação política nas cooperativas, destacando que o cooperativismo deve ocupar espaços estratégicos com organização e propósito.
A sexta-feira (4) foi dedicada à reunião do Grupo de Trabalho de Relações Institucionais, com foco no desenvolvimento de redes de multiplicadores nas OCEs. Moderado por Eduardo Queiroz, o encontro trouxe experiências inspiradoras, como a de Daniely Silva (Sistema Ocepar), que apresentou o modelo de mobilização adotado no Paraná; David Ribeiro (Sistema OCB/ES), que compartilhou os avanços do Espírito Santo na criação de uma rede estadual de influenciadores cooperativistas; e Tarcisio Minetto (Sistema Ocergs), que destacou a importância do diálogo permanente com parlamentares e gestores públicos no Rio Grande do Sul.
O evento foi um marco para o fortalecimento do cooperativismo brasileiro, evidenciando o poder das redes colaborativas e da atuação integrada entre as unidades estaduais e o Sistema OCB Nacional.

