O Sistema OCB/RO, representado pelo presidente Salatiel Rodrigues e pelo superintendente Uiliame Ramos, ambos conselheiros do Sebrae Rondônia, juntamente com a gerente de Relações Institucionais, Lene de Matos, esteve presente na sede do Sebrae na manhã desta quinta-feira (14). A equipe participou de uma importante reunião voltada para discutir o “Fundo de Aval do Sebrae” (FAMPE) e estratégias para expandir o acesso ao crédito, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de pequenos negócios e promover o crescimento socioeconômico de Rondônia.
A reunião teve como foco a criação de oportunidades de financiamento acessíveis para empresários locais, explorando os benefícios do FAMPE, uma iniciativa do Sebrae que oferece garantia para pequenos empreendedores que buscam crédito, mas não possuem garantias reais exigidas pelo mercado financeiro. Além do FAMPE, também foi discutido o Programa ACREDITAR, que, assim como o FAMPE, busca atender às necessidades de financiamento para pequenos negócios, contribuindo para a sustentabilidade e o crescimento das micro e pequenas empresas na economia local.
Durante o encontro, a equipe técnica do Sebrae Rondônia compartilhou informações e promoveram um diálogo com as cooperativas e instituições financeiras presentes. O debate incluiu como essas iniciativas de crédito podem oferecer suporte financeiro mais abrangente para os empresários, fortalecendo as condições de crescimento e desenvolvimento dos negócios locais.
A reunião contou também com a presença de representantes das cooperativas: Valdir Rothermel – diretor operacional Sicoob Central Norte, Maycon Oliveira – gerente do Sicoob Amazônia; Douglas Prates Magalhães – gerente Sicoob Amazônia; Michel Alisson – gerente de agência Sicredi Univales MT/RO; Ewerton gerente de Negócios – Sicoob Central Norte; Joel coordenador da área do agronegócios – Sicoob Central Norte, Francisco Barbosa – diretor do Sicoob Central Norte, além de representantes da Caixa Econômica Federal.
Além do Sistema OCB/RO, são parceiros do Sebrae nesse projeto: Governo de Rondônia, AJE, Banco da Amazônia, Bando do Brasil, FACER, Caixa, Faperon, Fiero, Fecomércio, Feempi e UNIR.