Sistema OCB/RO e Cooperativa de Transporte de Rondônia (CTR) participam de reunião estratégica do Ramo Transporte em Brasília

A sede do Sistema OCB, em Brasília, foi o cenário de discussões estratégicas de grande relevância durante a reunião do Conselho Consultivo do Ramo Transporte, realizada na última terça-feira (20). O encontro reuniu líderes do setor de todo o país e foi seguido pela formatura da primeira turma do MBA em Gestão Estratégica em Sociedades Cooperativas de Transporte, um marco que reforça o compromisso contínuo do Sistema OCB e da Confederação Nacional das Cooperativas de Transporte (CNTCoop) com a qualificação técnica e o fortalecimento estratégico das lideranças cooperativistas. O evento contou com a participação de importantes representantes de Rondônia, como o analista do Sistema OCB/RO, Thiago Marçal, e a gerente da Cooperativa de Transporte de Rondônia (CTR), Simone de Macedo Barreira.

A renovação da frota das cooperativas de transporte foi um dos principais tópicos abordados. A Câmara Temática do Ramo Transporte foi incumbida de reescrever o projeto apresentado ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), que visa criar linhas de crédito para a renovação de frotas, saneamento financeiro e capital de giro. A busca por apoio financeiro inclui o agendamento de uma reunião com as confederações de cooperativas de crédito para discutir o projeto.

Outro ponto relevante foi a discussão sobre possíveis parcerias público-privadas com empresas como Petrobras e Vale. O objetivo é criar colaborações que permitam a aquisição de frotas novas, contribuindo para a sustentabilidade do setor, especialmente na redução das emissões de CO2.

A intercooperação entre as cooperativas de transporte também foi tema central, com a decisão de mapear e criar um portfólio de todas as unidades e postos de combustíveis das cooperativas no país. A iniciativa visa promover a redução de custos operacionais por meio da colaboração.

Além disso, o Conselho deliberou sobre a elaboração de um documento técnico para subsidiar a defesa de pleitos das cooperativas junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), especialmente no que diz respeito à Autorização Especial de Trânsito (AET) para veículos de nove eixos. Também foi proposta uma formação continuada para contadores das cooperativas de transporte.

Entre os temas discutidos, esteve a criação de um Guia para Embarcadores, que trará orientações sobre a contratação de cooperativas, e a redução do valor de caução dos fretes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Ações específicas para Cooperativas de Táxi também foram abordadas, reforçando a importância da formação continuada para o fortalecimento dessas cooperativas.

Idioma