Representatividade: Sistema OCB/RO abre suas portas para debate sobre queda na produção e renegociação de dívidas rurais

Nesta sexta-feira (8), a sede do Sistema OCB/RO foi palco de um importante encontro entre o senador e vice-presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), Jaime Bagattoli, com representantes de cooperativas de crédito, bancos públicos e entidades agrícolas. O objetivo foi discutir ideias e propostas para solucionar desafios relacionados à renegociação de operações de crédito rural, embargos ambientais nas propriedades e à recente queda na safra brasileira.

Para o presidente do Sistema OCB/RO, Salatiel Rodrigues, o interesse do senador em debater com as lideranças é muito válido, visto que o tema merece uma atenção cuidadosa e estratégica. “O momento é de nos unirmos e junto com nossos representantes encontrarmos soluções urgentes para esses problemas que afetam desde nossas cooperativas, bancos públicos e também os produtores de nosso estado”, ressaltou.

O senador lembrou que os últimos prognósticos para o setor produtivo são preocupantes e demandam, o quanto antes, uma resposta mais firme por parte dos governos. ” A situação é ainda mais grave aqui na região Norte, onde não bastassem os altos custos de produção e a dificuldade de escoamento, agora precisamos lidar também com os impactos que os embargos ambientais estão tendo na renegociação de débitos e empréstimos junto aos bancos e cooperativas”, declarou.

Para o presidente do Sicoob Norte, Altair Schramm, esse é um assunto delicado e um desafio muito grande a ser superado. Para ele, o governo precisa se debruçar sobre o tema, porque se não fizer isso agora, vai pagar a conta depois.

Durante a reunião, o senador ressaltou a importância do cooperativismo para o desenvolvimento de Rondônia e assinou sua participação na Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) que é formada por 325 parlamentares, 285 deputados federais e 40 senadores. Junto à OCB, ela trabalha para assegurar que os interesses das cooperativas sejam garantidos nas futuras leis do país. Também atua no diálogo com o Poder Público para que normativos e políticas públicas contemplem o cooperativismo. A Frencoop mostra que, juntos, podemos criar um ambiente de estímulo ao crescimento do setor e a participar de um senador rondoniense é fundamental para avancemos cada vez mais.

Estiveram presentes o presidente do Sicoob Norte Altair Schramm, o gerente do Sicoob Credisul, Eliezio Gripa Boni, o gerente do Sicredi,  Jorge abreu, o superintendente do BASA, Valdecir Tose, Superintendente da Agricultura, Ênio Miani, o Superintendente da Caixa Econômica Federal, Dione Wesley, o Presidente da FAPERON, Hélio Dias, o Diretor Executivo da Aprosoja, Victor Paiva, o Delegado da Aprosoja, Adélio Barofaldi, o empresário Álisson André, a Sra. Nilda do Sindicato dos Produtores de Rondônia, o assessor jurídico do Sistema OCB/RO, Rafael Balieiro, representando a Agrícola Zamo, Alisson Zamo, as advogadas Dra. Cristina e Dra. Eloísa e o produtor rural, Nathanael Vieria.