Sistema OCB/RO investe em ações para promover a maior participação do público feminino no cooperativism

Em busca da valorização e do protagonismo feminino no cenário do cooperativismo, a disseminação de valores e o respeito como igualdade de gênero é o primeiro passo para a construção e transformação de um ambiente onde exista a valorização feminina com oportunidades igualitárias para todos. 

E no cooperativismo não é diferente, segundo dados do anuário do cooperativismo 2023, feito pelo Sistema OCB, houve um crescimento de 41% na participação feminina no ano de 2022 entre as cooperativas brasileiras, seja na participação como cooperadas ou na execução de cargos de liderança nas cooperativas. 

A ascensão do protagonismo feminino no cooperativismo em Rondônia reflete não apenas uma mudança positiva na representatividade no estado, mas também um passo significativo em direção à equidade de gênero e à construção de uma sociedade mais justa e igualitária. 

Nesse cenário, o Sistema OCB/RO por meio do SESCOOP/RO, está sempre à frente de ações que contribuam para as mulheres conquistarem cada vez mais espaço no segmento. Exemplo disso, é a realização anual do maior Encontro de Mulheres do Cooperativismo do Estado. Em 2023, o evento reuniu mais de *90 mulheres, entre colaboradoras, cooperadas e diretoras de cooperativas, com o objetivo de promover o autoconhecimento, o empoderamento feminino no cooperativismo e a troca de boas práticas.*

Este ano, o evento  acontecerá em abril trazendo uma nova programação, com palestras e interações entre as participantes. Um dos marcos para 2024, será o lançamento do Comitê “Elas Pelo Coop”, em Rondônia, cujo objetivo é oferecer às cooperativas uma maior aproximação com o Sistema, direcionamento institucional e orientação para aumentar a participação e representatividade das mulheres no cooperativismo, proporcionando empoderamento, equidade de gênero em todos os níveis de gestão, disseminando os princípios cooperativistas e desenvolvendo comunidades.