OCB Nacional elege novos membros da diretoria, em Brasília

Presidente do Sistema OCB/RO, Salatiel Rodrigues assume como conselheiro fiscal

Nesta quinta-feira (22), durante a realização da Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Sistema OCB, em Brasília, foram eleitos os novos membros da Diretoria, do Conselho Fiscal e do Conselho de Ética, que irão guiar os passos do cooperativismo brasileiro durante os próximos quatro anos.

O presidente do Sistema OCB/RO, Salatiel Rodrigues foi eleito conselheiro fiscal titular para o quadriênio 2024/2028.

“Fomos eleitos por unanimidade com 27 votos de todos os Presidentes das Unidades Estaduais. Agradeço a todos pela oportunidade e confiança, e acredito que tudo isso é o reconhecimento do trabalho que temos feito há tantos anos pelo cooperativismo”, ressaltou Salatiel.

O presidente também reforçou que a partir de agora as responsabilidades e trabalho aumentam, mas que está sempre preparado para contribuir com o desenvolvimento do coop não apenas em Rondônia, mas em todo o país.

Márcio Lopes de Freitas, atual presidente do Sistema OCB, foi indicado pela nova diretoria e teve seu nome homologado na assembleia. Segundo ele, sua meta será persistir na missão de fortalecer ainda mais o papel socioeconômico das cooperativas. “Vou continuar trabalhando para garantir que o cooperativismo tenha condições de prosperar ainda mais. Conto com o apoio e a colaboração de todos para fazer história e quero seguir na construção de um legado de cooperação, solidariedade e sucesso para a sociedade”, declarou.

O processo eleitoral, marcado pela transparência e democracia, contou com a atuação da comissão eleitoral, constituída por Tania Zanella, superintendente do Sistema OCB; Celso Ramos Regis, presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (OCB/MS); e Isabela Chenna Perez, gerente-geral do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg).

Durante a AGO foram debatidas e votadas questões importantes sobre o movimento, com novas iniciativas que serão realizadas em 2024. O evento apresentou o relatório de atividades realizadas no ano passado e aprovou o plano de trabalho e orçamento para as ações deste ano, além de eleger e dar posse aos novos membros da Diretoria Colegiada, Conselho Fiscal e Conselho de Ética.

Eleitos para a  Diretoria:
 Região Sul: Titular: Darci Hartmann (RS) Suplente: Luiz Vicente Suzin (SC) Região Centro-Oeste:  Titular: Luis Alberto Pereira (GO) Suplente: Nelson Piccoli (MT)  Região Sudeste: Titular: Edivaldo Del Grande (SP) Suplente: Pedro Melhorim (ES) Região Nordeste: Titular: André Pacelli (PB) Suplente: Aureliana Luz (MA)  
Região Norte:
Titular: Ricardo Khouri (TO)
Suplente: José Merched (AM)  
Eleitos para o Conselho Fiscal:
Titulares:  João Nicédio (CE) 
Salatiel Rodrigues (RO) 
Vinicius Mesquita (RJ) 
Suplente:  Silvio Silvestre (RR)   
Eleitos para o Conselho de Ética:
Titulares:  Flodoaldo de Alencar 
Petrúcio Magalhães  Antônio Chavaglia 
Suplente:  Americo Utumi