O QUE É O COOPERATIVISMO
O cooperativismo é um modelo econômico-social que gera e distribui riqueza de forma proporcional ao trabalho de cada associado. Considerado pela ONU “um modelo de negócios que constrói um mundo melhor”, é uma opção de crescimento econômico que caminha junto com o desenvolvimento social, pautada por valores humanos como solidariedade, responsabilidade, democracia e igualdade. 
 
 

COOPERATIVISMO NO BRASIL E NO MUNDO

 
A ARTE DE SOMAR FORÇAS
 
As pessoas com objetivos incomum se unem para formar uma cooperativa
 
Atendimento ao Cooperado
Organização que congrega as cooperativas no Brasil: OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras).
 
Aprendizado e suporte ao cooperado
Há 20 anos, o Sescoop acompanha de perto as cooperativas brasileiras para oferecer soluções para a sustentabilidade do negócio

VALORES HUMANOS

Não existe cooperativismo sem o compartilhamento de ideias. Ser cooperativista é acreditar que ninguém perde quando todo mundo ganha, é buscar benefícios próprios enquanto contribui para o todo, é se basear em valores de solidariedade, responsabilidade, democracia e igualdade. O cooperativismo tem um jeito único de trabalhar.

 

COOPERAÇÃO

O cooperativismo substitui a relação emprego-salário pela relação trabalho-renda. Em uma cooperativa, o que tem mais valor são as pessoas e quem dita as regras é o grupo. Todos constroem e ganham juntos.

TRANSFORMAÇÃO

Ser cooperativista é querer impactar não só a própria realidade, mas também a da comunidade e a do mundo. É espalhar sonhos e mostrar que é possível alcançá-los sem deixar ninguém para trás.

EQUILÍBRIO

Ser cooperativista é acreditar que é possível colocar do mesmo lado o que à primeira vista parece ser oposto: o econômico e o social, o individual e o coletivo, a produtividade e a sustentabilidade.