Nesta semana, os representantes do Sistema OCB/RO, Lia Rosa e Samuel Lopes estiveram na Cooperativa de Produção e Extrativismo Sustentável da Floresta Indigena Vekala (Coopervekala), na terra Igarapé Lourdes, a 65km do município de Ji-Paraná.
Na oportunidade, o analista Samuel Lopes realizou a palestra “Cooperativismo: Primeiros Passos”, com o objetivo de mostrar os benefícios de ser uma cooperativa, a legislação, os princípios cooperativistas, os deveres e direitos dos cooperados e a história do cooperativismo. Com o intermédio do presidente José Palahv Gavião, o conceito de Cooperativismo foi traduzida na língua Tupi mondé para alguns cooperados.
A palestra faz parte do cronograma da semana do “Projeto Setorial Castanha-do-Brasil”, projeto de parceria com o Sebrae em Rondônia.
Depois de 22 anos, o povo Gavião, da Terra Indígena Igarapé Lourdes retomou a atividade extrativista da borracha natural, onde o resgate do trabalho deixa em evidência a prática intrínseca ao povo.
O Sistema OCB/RO se dispõe a levar os conhecimentos necessários para a cooperativa crescer e expandir seus negócios, contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento econômico e social do estado de Rondônia.