Com o objetivo de fortalecer o cooperativismo na geração distribuída (GD), através do Sistema OCB/RO, representantes das cooperativas Coopesma e Coopfass, de Rondônia, participaram da Imersão Piloto Energias Renováveis, realizada no Espírito Santo. A iniciativa é promovida pelo Sistema OCB Nacional em parceria com a DGRV – Confederação Alemã das Cooperativas, e contou com o apoio da OCB/ES.
Além das cooperativas de Rondônia, também estiveram presentes cooperativas de geração distribuída dos estados do Rio de Janeiro, Goiás e Paraíba, totalizando cinco cooperativas participantes.
Durante a programação, os representantes visitaram cooperativas referência nacional no cooperativismo e na geração distribuída, como a Ciclos, a Central Sicoob ES e a Cooabriel. As visitas proporcionaram uma rica troca de experiências entre cooperativas de diferentes ramos, ampliando a visão estratégica sobre o setor e impulsionando práticas de excelência na gestão e no relacionamento com cooperados.
A imersão teve como foco a troca de experiências entre cooperativas de diferentes ramos, a ampliação do conhecimento sobre formas de atuação e boas práticas de gestão, além da coleta de insumos para ações voltadas à fidelização dos cooperados. A iniciativa também buscou vislumbrar novas possibilidades de produtos e serviços que podem ser ofertados pelas cooperativas e, sobretudo, fortalecer a atuação das cooperativas de geração distribuída por meio da vivência prática dos princípios do cooperativismo.
Representando o Sistema OCB/RO, participou da imersão o analista de gestão e desenvolvimento das cooperativas, Thiago Marçal, que acompanhou as atividades junto às cooperativas rondonienses e contribuiu com a articulação institucional ao longo do evento.