Porto Velho 109 anos: o cooperativismo também faz parte dessa história

Dia 24 de janeiro marca a data dos 109 anos de instalação de Porto Velho, uma das maiores e mais populosas capitais da região norte. Sediado há quase 40 anos na capital, o Sistema OCB/RO se orgulha em também fazer parte dessa história e contribuir diariamente para esse crescimento.

Ao longo desses mais de 100 anos de instalação, Porto Velho testemunhou inúmeras histórias, criações e desenvolvimento do setor cooperativista porto-velhense. Para se ter uma ideia, a primeira cooperativa começou suas atividades na capital, há mais de 43 anos.

Foi ainda na capital, que nasceu a primeira cooperativa médica de Rondônia, a Unimed Porto Velho, em 1983.

O cooperativismo acompanha e contribui para com o desenvolvimento de Porto Velho. E é na capital que também estão sediadas, grandes nomes do cooperativismo de crédito como: Sicoob, Sicredi e CrediSIS, oferecendo inclusão e educação financeira, sendo, em muitos casos, a única alternativa de acesso a serviços financeiros em municípios menores.

Nesses 109 anos de instalação de Porto Velho, o cooperativismo também desponta em outros ramos, como Produção de Bens e Serviços, Transporte, Consumo e AGRO. Com relação ao AGRO, um dos destaques é a Cooper Reca, que trabalha o reflorestamento ambiental, plantando árvores nativas e ao mesmo tempo tirando renda dos seus frutos, e com isso tem seu trabalho evidenciado até internacionalmente.

É dia de parabenizar nossa capital, mas é dia também de reafirmar o compromisso do cooperativismo para que Porto Velho se torne uma cidade cada vez melhor para se viver.