Cafés de cooperativa rondoniense ganham destaque na Semana Internacional do Café

Família de cafeicultores da cooperativa LACOOP trouxeram para Rondônia o 2° lugar da premiação “Coffee of the Year”

O Sistema OCB/RO representado pelo seu superintendente, Uiliame Ramos participou da semana internacional do café (SIC), que aconteceu de 8 a 10 de novembro no Centro de Feiras de Minas Gerais (Expominas), em Belo Horizonte. A ideia, foi premiar os melhores cafés, ampliar o acesso ao mercado, além de realizar novos negócios.

Dentre os representantes rondonienses, estavam os cafés da Cooperativa de Agricultores Familiares da Amazônia – LACOOP, que recentemente esteve na sede do Sistema para uma oficina de torra e que vem despontando dentre os melhores cafés do estado.

Para o superintendente do Sistema OCB/RO, que esteve presente em todos dias do evento, a instituição cumpre seu papel quando incentiva, auxilia e ajuda a fortalecer o crescimento das cooperativas de Rondônia. “Foi com esse papel de incentivadores que fomos até Minas Gerais e prestamos todo o suporte necessário para nossas coops”, destacou.

O cooperativismo está sempre em busca de fazer com que os cooperados possam crescer de forma exponencial, pela ajuda mutua e intercooperação.

Do primeiro ao terceiro lugar, o pódio do ‘Florada Premiada’ foi ocupado exclusivamente por cafeicultoras de Rondônia. A premiação é realizada por uma indústria de café em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e é destinada exclusivamente às mulheres produtoras de café do Brasil.

Já na premiação “Coffee of the Year” que visa reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, o segundo lugar do pódio ficou com Rondônia, a família vencedora é de Cacoal e faz parte LACOOP.

O estado possui uma produção de 3.661.416 sacas, uma área plantada de 61.846 hectares e a maior produção é da espécie Coffea Canephora da variedade Robusta, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Sistema OCB/RO se orgulha e fomenta ainda mais o crescimento do setor cafeeiro da região, apresentando produtos de qualidade e excelência.

Idioma