O programa da APEXBrasil conecta compradores internacionais a produtores de cafés robustas amazônicos
Empresários de 11 países participam, até o dia 2 de setembro, da 3ª rodada do Exporta Mais Brasil, que acontece em Cacoal (RO), com o objetivo de apresentar o café Robusta Amazônico. Os empresários irão visitar seis propriedades da região ‘Matas de Rondônia’, que produzem o café especial e que possuem o selo de Indicação Geográfica com Denominação de Origem (DO).
Representando o Sistema OCB/RO e o cooperativismo rondoniense, o presidente Salatiel Rodrigues esteve no lançamento da rodada de negócios no município. As cooperativas Lacoop, Coopaiter fizeram-se presentes para fechar futuros acordos de exportação.
A ApexBrasil está empenhada em conectar os importadores aos produtores locais por meio de uma abordagem distinta, onde rodadas de negócios são entrelaçadas com “cuppings”. Esse processo sofisticado envolve não apenas degustação, mas também pontuação e categorização dos grãos.
A experiência dos compradores não se limita aos encontros fechados, mas se expande por fazendas e propriedades, onde cada estágio do processo de produção é revelado. Desde o plantio até a colheita, beneficiamento e torra, o ciclo completo é desvendado. O impacto dos cafés robustas amazônicos ecoa além das fronteiras, transcende o puramente comercial e permeia a conexão entre os que consomem e os que cultivam.
A delegação de compradores é composta por empresários vindos da Grécia, Bélgica, Reino Unido, China, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Armênia, Paraguai, Canadá, Estados Unidos e África do Sul.