Sistema OCB/RO apoia ato em defesa do SESC e Senac

A semana foi de luta contra a retirada de 5% dos recursos das instituições

O Dia “S” mobilizou em todo país milhares de pessoas contra os artigos 11 e 12 da PLV 09/2023, que preveem a retirada de 5% dos recursos do Sesc e Senac, caso sejam mantidos o recursos para a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), aumenta o risco de fechamento de unidades, desemprego e redução da qualidade, reconhecida há 77 anos pelos trabalhadores brasileiros.

O Sistema OCB/RO esteve presente nessa luta, apoiando as instituições que compõem o Sistema “S”.

A redução do orçamento pode acarretar o encerramento das atividades do Sesc e do Senac em mais de 100 cidades brasileiras. Seriam fechadas 36 unidades do Sesc, com corte de 1.994 empregos e deixariam de ser investidos R $121 milhões em atendimentos gratuitos.

Também haverá diminuição de 2,6 milhões de quilos de alimentos distribuídos por programas como o premiado internacionalmente Mesa Brasil Sesc, cancelamento de 2,6 mil exames de saúde e de 37 mil atendimentos em atividades físicas e recreativas. Também haveria o corte de 2 mil apresentações culturais, com público estimado em 14 milhões de pessoas.

Para o Senac, a retirada dos recursos fecharia mais de 29 centros de formação profissional, encerramento de 31.115 mil matrículas gratuitas e mais de 7 milhões de horas-aula de cursos reduzidos.

O presidente do Sistema OCB/RO, Salatiel Rodrigues, reforça a importância da união do Sistema “S” contra a aprovação dessa medida.“A união faz a força, é a união de todos nós que irá revogar esses artigos para não prejudicar os serviços oferecidos pelo SESC e SENAC”, afirma Salatiel. 

O fim das atividades representaria a demissão de 1.623 pessoas, além do fim de 23 laboratórios de formação específica para a área do Turismo. Em recursos destinados a atendimentos gratuitos, o corte seria de R$140 milhões.

Assine a petição, acesse o link https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR131846 e compartilhe! 

Nossa força é nossa união!!
#EuSouSesc #EuSouSenac #SistemaOCBRO #SistemaS