Como parte da mobilização nacional rumo à COP30 — a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em novembro, em Belém (PA) — a delegação participante da Imersão Pré-COP30 foi recebida nesta terça-feira (23/07) no município de Cacoal (RO) com uma programação intensa voltada à apresentação de boas práticas do cooperativismo na região.
A abertura oficial do encontro foi conduzida pela gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB/RO, Lene de Matos, que deu as boas-vindas aos representantes de instituições nacionais e internacionais, destacando o protagonismo de Rondônia em iniciativas que aliam sustentabilidade, inovação e impacto social positivo.
A imersão é uma iniciativa do Sistema OCB Nacional em parceria com o Sistema OCB/RO, e tem como objetivo apresentar, na prática, como o cooperativismo já contribui com soluções para os desafios da agenda climática. Representando a OCB Nacional, esteve presente Débora Ingrisano, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, que acompanha toda a programação ao lado das demais autoridades convidadas.
Durante a programação em Cacoal, duas importantes cooperativas da região apresentaram seus cases. A Cooperativa Reca mostrou sua atuação no ramo agropecuário e florestal, com foco na produção sustentável e no apoio às famílias extrativistas. A apresentação foi conduzida pelo presidente Hamilton Condack, que ressaltou como a Reca alia reflorestamento, agroindústria e conservação ambiental em um modelo de negócios reconhecido em todo o país.
Já o Sicoob Credip apresentou sua trajetória no cooperativismo de crédito por meio do presidente Oberdan Pandolfi, que destacou o trabalho da cooperativa na inclusão financeira, desenvolvimento regional e apoio a projetos com viés sustentável. A Credip é reconhecida como referência nacional em boas práticas de gestão e transformação social por meio do cooperativismo.
A delegação que participa da Imersão Pré-COP30 reúne representantes de ministérios, como Meio Ambiente, Agricultura, Relações Exteriores, Desenvolvimento Agrário e Secretaria-Geral da Presidência da República; além de instituições como Banco Central, Embrapa, ApexBrasil, ONU, Consórcio Amazônia Legal, CEBDS e outras organizações públicas e privadas de relevância nacional e internacional.