Pesquisadora rondoniense representa o estado no Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo

A parceria e o compromisso com o desenvolvimento do cooperativismo rondoniense ultrapassaram fronteiras nesta semana. A pesquisadora Graça Souza, parceira e prestadora de serviços do Sistema OCB/RO, está representando Rondônia no 8º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC), que acontece de 6 a 8 de outubro de 2025, no Kubitschek Plaza Hotel, em Brasília (DF).

O evento, promovido pelo Sistema OCB Nacional, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), reúne pesquisadores, gestores, dirigentes e profissionais do setor para discutir temas estratégicos e compartilhar experiências sobre o cooperativismo no Brasil.

Com o tema “Ano Internacional das Cooperativas: Integração, Impacto e Perspectivas para o Cooperativismo Brasileiro”, o EBPC chega à sua oitava edição consolidado como o maior espaço acadêmico e técnico do país voltado à reflexão sobre o papel e o futuro do movimento cooperativista.

Graça teve seu artigo “A Gestão de Pessoas e a Cultura Organizacional como Estratégias Formativas em Cooperativa de Crédito” selecionado entre os 50 melhores trabalhos, em um universo de 211 artigos avaliados por especialistas. O estudo analisa como práticas de gestão de pessoas e cultura organizacional fortalecem o desempenho das cooperativas de crédito, contribuindo para ambientes mais colaborativos, produtivos e sustentáveis.

“Gostaria de agradecer pela oportunidade de apresentar meu artigo nesse evento. É um privilégio poder compartilhar os resultados da minha pesquisa e discutir ideias que acredito serem fundamentais para o avanço da gestão de pessoas. Para mim, o papel do pesquisador vai além de simplesmente produzir conhecimento. É entender o presente, identificar onde estamos e, mais importante, responder como podemos ir além. Nossa pesquisa busca contribuir para essa jornada, oferecendo insights e perspectivas que possam ajudar na evolução da cultura organizacional nas cooperativas. E o Sistema OCB/RO faz parte da minha trajetória profissional. Muito obrigada”, destaca Graça.

A participação da pesquisadora reforça o compromisso do Sistema OCB/RO com o incentivo à produção de conhecimento e à valorização de profissionais que contribuem para o fortalecimento do cooperativismo em Rondônia e em todo o país.

Idioma