Ramos do Cooperativismo

Cooperativismo

Ramos do Cooperativismo

Em decisão tomada na Assembleia Geral, no dia 27 de março de 2019, em Brasília, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, informou sobre a reformulação dos ramos do cooperativismo, com o objetivo de melhorar a comunicação com a base e aumentar a representatividade do cooperativismo brasileiro junto aos Três Poderes da República. Então dos 13 ramos que existiam, agora foram agrupados em apenas sete.

Ramos do cooperativismo: Eramos 13...

Ramos do Cooperativismo

Agora somos 7

Saiba sobre os ramos das Cooperativas no Brasil

Download Cartilha

Ramos do Cooperativismo

Na prática, o dia a dia da cooperativa permanece igual. Com essa nova organização dos ramos, ganhamos mais poder de representação, além de oferecer um atendimento ainda mais eficaz e estruturado para as nossas cooperativas.

Agropecuário

Composto por cooperativas que destinam-se, principalmente, a prover, por meio da mutualidade, a prestação de serviços relacionados às atividades agropecuária, extrativista, agroindustrial, aquícola ou pesqueira, cujos cooperados detém, a qualquer título, o(s) meio(s) de produção.

Consumo

Composto por cooperativas que destinam-se, principalmente, por meio da mutualidade, à compra em comum de produtos e/ou serviços para seus cooperados.

Credito

Composto por cooperativas que destinam-se, principalmente, a prover, por meio da mutualidade, a prestação de serviços financeiros a seus cooperados.

Infraestrutura

Composto por cooperativas que destinam-se, principalmente, a prover, por meio da mutualidade, a prestação de serviços relacionados à infraestrutura a seus cooperados.

Saúde

Composto por cooperativas que destinam-se, principalmente, a prover ou adquirir, por meio da mutualidade, serviços dedicados à preservação, assistência e promoção da saúde humana, constituídas por profissionais da área da saúde ou usuários destes serviços.

Trabalho, Produção de Bens e Serviço

Composto por cooperativas que destinam-se, principalmente, a organizar, por meio da mutualidade, a prestação de serviços especializados a terceiros ou a produção em comum de bens.

Transporte

Composto por cooperativas que destinam-se, principalmente, a organizar, por meio da mutualidade, a prestação de serviços de transporte de cargas e/ou passageiros, cujos cooperados detém, a qualquer título, a posse ou propriedade do(s) veículo(s).